Lixo e Mar não combinam! Vá à palestra gratuita!

Vamos debater a redução do lixo marinho no?

O Dia C: Desafios para a sustentabilidade é um ciclo de conversas inspiradas nos objetivos para o crescimento sustentável da ONU.

Organizado pela Ciência Viva, o Dia C decorre na última quinta-feira de cada mês, das 19.30 às 21.00. Em cada sessão especialistas apresentam um tema atual, seguindo-se um debate com o público.

Lixo e Mar não combinam! Vá à palestra gratuita!

O lixo marinho são todos os materiais de origem humana – pedaços de vidro ou de metal, beatas, partículas de plástico – que se acumulam de forma persistente, flutuando à superfície, suspensos na coluna de água ou depositados nos fundos oceânicos e zonas costeiras.

É um fenômeno sem fronteiras: o lixo concentra-se mais nalgumas zonas do globo, mas também anda disperso em micropartículas nas nossas águas (e está, por exemplo, presente no sal que comemos).




O lixo marinho é das principais ameaças à saúde dos oceanos


Alastra pela cadeia alimentar, contaminando organismos com compostos tóxicos; causa a morte de animais, sufocados por partículas ou enredados em objetos maiores; interfere com a biodiversidade, prejudicando a sobrevivência de algumas espécies e fomentando o crescimento de outras populações; pode inviabilizar pescas, transportes, turismo, lazer e outras atividades humanas.

No Dia C - Limpar o oceano 


Redução do lixo marinho veremos o que pode ser feito para lidar com os detritos de origem humana acumulados no oceano e zonas costeiras. Que medidas exequíveis permitirão conter este problema? O que pode ser feito a montante, na produção e consumo de massa? Como estão a ser envolvidas a população e as diferentes partes interessadas?

Oradoras:

Paula Sobral é professora auxiliar no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa, e investigadora no grupo de investigação Estuários e Zonas Costeiras, do MARE - Marine and Environmental Sciences Centre. É presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho.




Sandra Castro é licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Estatística e Gestao de Informacao pelo ISEGI. É directora-geral da Extruplás.

A palestra acontece no #pavilhaodoconhecimento em Portugal.
Endereço:
Largo José Mariano Gago, 1990-223 Lisboa, Portugal
Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Inscrições gratuitas aqui.

Espero que tenha gostado do artigo. Vais gostar deste também: Dia do Meio Ambiente: 6 perguntas do consumo consciente


Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?