Pomada trata a herpes em 1 dia e foi criada por brasileiro

Pesquisador da USP cria pomada transparente que trata feridas do herpes em pouco tempo

Um pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) está desenvolvendo um gel com o poder de eliminar -- em questão de horas --, as erupções causadas na pele, muito comuns nos lábios (a herpes labial). A solução foi descoberta, quase sem querer, por Vinícius Pedrazzi, professor de Odontologia da USP.


Em entrevista publicada pelo jornal Folha de S. Paulo na sexta-feira (5), ele conta que estava com dificuldades para colocar uma prótese ortodôntica em uma paciente porque ela estava sentindo dores decorrentes de uma ferida causada pela herpes. Sendo assim, ele aplicou um anestésico no local e, horas após o procedimento, recebeu uma ligação da paciente dizendo que a ferida havia desaparecido.



Depois do ocorrido, o professor e pesquisador iniciou estudos para descobrir o que ocorreu e, a partir disso, desenvolveu um gel que tem como base o anestésico utilizado em seu consultório.

As pesquisas de Vinícius Pedrazzi ainda prosseguem, mas, segundo informou na entrevista à Folha, aparentemente, o que sua pomada faz é "bloquear a ação viral por um processo de envelopamento", fazendo o vírus ficar inativo.

Ele pretende patentear o medicamento – já existiria até uma empresa interessada em utilizar comercialmente o gel.



Outra curiosidade sobre o produto criado pelo professor da USP é que, ao contrário das tradicionais pomadas usadas contra o herpes, ele é transparente, parecido com uma cola. Depois de algumas horas da aplicação, ele seca e pode ser retirado. Ou seja, ajuda também a evitar constrangimentos causados pelas feridas típicas do problema.

Leia também: Herpes Labial: alimentos que previnem ou estimulam a herpes nos lábios
Imprimir esta receita ;-)

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação