Vacinas fracionadas contra febre amarela - Maior campanha mundial da OMS/OPAS

Brasil inicia maior campanha mundial com vacinas fracionadas contra febre amarela

vacina fracionada contra febre amarela

O Brasil iniciou nesta quinta-feira (25) uma campanha de imunização com doses fracionadas da vacina contra febre amarela em 69 municípios dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.



O plano estratégico de vacinação brasileiro foi elaborado com a participação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta será a maior campanha do mundo com vacinas fracionadas contra a febre amarela.

Ao todo, 23,8 milhões de pessoas deverão ser vacinadas durante a campanha, nos municípios que adotarão a estratégia de fracionamento. No estado de São Paulo, a expectativa é vacinar cerca de 10,3 milhões de pessoas e, no estado do Rio de Janeiro, um total de 10 milhões. O estado da Bahia, que inicia a vacinação em oito municípios no dia 19 de fevereiro, terá público-alvo de 3,3 milhões de pessoas.

O fracionamento de doses é uma forma de esticar o suprimento de vacinas, protegendo mais pessoas e diminuindo a possibilidade de propagação da doença. Um quinto da dose regular de vacina da febre amarela fornece imunidade contra a doença por pelo menos 12 meses, provavelmente mais - cerca de 8 anos.

A recomendação das doses fracionadas de vacina da febre amarela em resposta a necessidades eventuais de campanhas de larga escala - não tendo, porém, a intenção de servir como estratégia de longo prazo nem de substituir as práticas de imunização de rotina.



"Tipos*" de febre amarela

* Entre aspas porque o que muda é a transmissão.

A febre amarela é uma enfermidade hemorrágica viral aguda transmitida por mosquitos infectados. Pode ser prevenida por uma vacina eficaz, segura e acessível. Atualmente, o Brasil é afetado apenas pela febre amarela silvestre – transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. O último caso de febre amarela urbana registrado no Brasil ocorreu no ano de 1942.

Casos recentes de febre amarela


Segundo informações do Ministério da Saúde do Brasil, no período de monitoramento (de 1º de julho de 2017 a 23 de janeiro de 2018), foram confirmados 130 casos de febre amarela no país, dos quais 53 resultaram em mortes.

No ano passado, de julho de 2016 a 23 janeiro de 2017, foram 381 casos confirmados e 127 óbitos. Os informes de febre amarela do Brasil seguem a sazonalidade da doença, que acontece, principalmente, no verão (geralmente com aumento de casos de dezembro a maio).

Desde 2017, o Ministério da Saúde encaminhou às Unidades da Federação aproximadamente 57,4 milhões de doses da vacina.

Quem continuará recebendo a dose padrão (não fracionada)


No âmbito dessa campanha, crianças de 9 meses a 2 anos de idade; pessoas com condições clínicas especiais, entre outros grupos, receberão as doses padrão da vacina.

No Brasil, a vacinação para febre amarela é ofertada na rotina dos municípios com recomendação de vacinação nos seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As pessoas que vivem nesses locais, desde que não apresentem contraindicações, são orientadas pelas autoridades nacionais e locais a tomar uma dose padrão da vacina, para estarem protegidas durante toda a vida.

Estou disponibilizando um Manual sobre a Febre Amarela. CLIQUE aqui (ou na imagem) para baixar GRATUITAMENTE!


TUDO O QUE JÁ ESCREVEMOS SOBRE FEBRE AMARELA


Febre amarela: Tudo o que você precisa saber sobre essa doença;
Dose fracionada da vacina febre amarela
Dose fracionada da Vacina de Febre Amarela: municípios atendidos
Estado de São Paulo é área de risco para febre amarela, diz OMS
Vacina da febre amarela tem validade?
Quem deve se vacinar contra Febre Amarela?
A febre amarela e o descaso com a saúde
7 Mitos e verdades sobre febre amarela
Vacinas para adultos - saiba quais são as vacinas que adultos devem tomar
Arboviroses crescem e preocupam farmacêuticos

#febre amarela
Imprimir esta receita ;-)

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?