H3N2, novo vírus da gripe chega ao Brasil - como se prevenir

Saiba como se proteger do novo vírus da gripe (influenza H3N2), que já causou mortes no Brasil

Você já se perguntou: por que preciso me vacinar contra a gripe todos os anos e a maioria das outras vacinas devem ser tomadas apenas uma vez na vida? Poxa! Quanta picada? A razão é simples de entender. O vírus da gripe tem a capacidade de se modificar a cada ano, é por isso que a gente precisa se vacinar todo santo ano (grrr).

A boa notícia é que a vacina não dói nada e que a maioria das pessoas a recebe de graça nos postos de saúde. E se você é daqueles que não gosta de se vacinar, neste ano reveja esse conceito, pois o vírus da gripe H3N2 infectou mais de 47 mil pessoas nos EUA e provocou diversas mortes, principalmente de crianças e idosos.

Sim! Esse vírus provocou o pior surto de gripe nos Estados Unidos da última década começa a chegar ao Brasil e deixa as autoridades de saúde em alerta.


Vítimas do H3N2 no Brasil


Neste ano, o H3N2 já fez vítimas no Brasil. Na última quinta-feira (22/3), autoridades de saúde da cidade de Taubaté, em São Paulo, confirmaram a morte de duas pessoas — uma menina de apenas 3 meses e uma idosa de 70 anos.

Já em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou na sexta-feira (23/3) um balanço que aponta oito infectados no estado, sem registro de mortes.




Como se proteger do novo vírus da gripe H3N2 e não transmitir a doença a outras pessoas


O Ministério da Saúde marcou para 16 de abril o início da campanha nacional de vacinação. Idosos acima de 60 anos, crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e professores da rede pública e particular serão convocados para a imunização, que deve ocorrer até 15 de maio.

Os grupos alvo da campanha são os mais vulneráveis. Nos EUA, quase todas as vítimas eram idosos ou crianças pequenas. Outras pessoas podem se vacinar em clínicas particulares, que devem começar a receber as doses ainda este mês.

Medidas de prevenção contra a gripe

  • Ao tossir e espirrar, use a parte interna dos braços para tampar o rosto (porque se você usar as mãos, poderá contaminar outra pessoa ao cumprimentá-la)
  • Utilizar lenços descartáveis
  • Busque evitar locais com aglomeração
  • Deixe o ar circular, mesmo no inverno e em dias frios (ou seja, nada de manter todas as janelas fechadas)
  • Não se automedique 
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, copos e pratos
  • Procure um farmacêutico, médico ou posto de saúde diante de qualquer sintoma de gripe.

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?