Anvisa sedia reunião sobre drogas psicoativas

Evento abordou problemas de países ocidentais para identificar mais rapidamente substâncias sintéticas fabricadas para burlar lista de drogas ilegais

A Anvisa sediou, entre os dias 15 e 17 de maio de 2018, a Segunda Reunião Regional de Novas Substâncias Psicoativas (NSP) do Hemisfério Ocidental (Américas).

As NSP são substâncias desenvolvidas especificamente para burlar as medidas de controle aplicadas pelos países e são utilizadas como “drogas legais”, em alternativa a substâncias psicoativas já controladas.

O evento, coordenado pelo Escritórios das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), teve como objetivo discutir experiências no enfrentamento ao problema relacionado às NPS, com a troca de informações técnicas entre especialistas nacionais, regionais e internacionais.

Diversos países da região enfrentam dificuldades na identificação e no controle dessas substâncias, na mesma velocidade em que cresce sua síntese e distribuição. O conhecimento limitado sobre o desafio das NPS é hoje o maior motivador para que as autoridades desses países unam esforços para enfrentar o problema.

Anvisa sedia reunião sobre drogas psicoativas
Anvisa sedia reunião sobre drogas psicoativas

Discussões e desafios sobres as NSPs


Durante a reunião, os especialistas realizaram apresentações e discussões de grupo sobre novas tendências, desafios na identificação e detecção de NSP, respostas legislativas e regulatórias, além de sistemas de alertas prévio. Como resultado, espera-se alcançar propostas para o monitoramento do tema e o fortalecimento das ações necessárias para o seu enfrentamento, com foco na região das Américas.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, acompanhado do Representante do Unodc no Brasil, Rafael Franzini, do diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Nelson Tabajara, do secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Humberto Viana Filho, e do chefe da Seção Científica e de Laboratórios do Unodc, Justice Tettey.

Para saber mais sobre Novas Substâncias Psicoativas, acesse: http://portal.anvisa.gov.br/controlados/nsp

Fonte: Anvisa

#drogas

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Açúcar Demerara - Benefícios

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?

Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase)