Falta de contato com micróbios pode causar leucemia

Falta de contato com germes é uma das causas de câncer infantil no sangue

Viver falando para o seu filho: "Lava essa mão, menino!" pode não ser uma atitude tão saudável assim. É que um estudo recente importante confirmou o que já se acreditava há cerca de uma década.

Uma infância sem exposição a micróbios é uma das causas do tipo mais comum de câncer infantil, a leucemia linfoblástica aguda - doença que afeta uma em cada 2000 crianças - afirma um dos especialistas em câncer mais reputados do Reino Unido. A descoberta não pretende alarmar os pais ou ser contra o estilo de vida atual livre de germes, mas apenas constatar que expor as crianças a alguns micróbios pode ser benéfico.

Como foi o estudo que demonstrou que os micróbios "previnem" a leucemia


O especialista do Instituto de Investigação do Câncer, Mel Greaves, analisou 30 anos de evidências científicas para tentar perceber o que está na sua origem. Os resultados foram publicados na Nature Reviews Cancer.

Além do fator genético, há outra causa que surgiu como evidência: o sistema imunológico das crianças não entra em contato micróbios suficientes nos primeiros anos de vida dos pequenos, tornando cancerígenas algumas infecções que de outra forma não o seriam.

Ainda assim, convém sublinhar que há três causas para este tipo de leucemia, como enumera o professor Melvyn Greaves. Uma delas é uma alteração genética que não se consegue impedir, ainda dentro do útero. A outra - com menor incidência - é a falta de exposição a micróbios no primeiro ano de vida que impede o sistema imunitário de aprender a lidar com ameaças de forma correta. Sem esta aprendizagem, quando aparece uma infeção o corpo reage (ou pode reagir) com uma malformação e leucemia.



O diretor da investigação de câncer do sangue da instituição Bloodwise, Alasdair Rankin, sublinha que é importante "os pais não ficarem assustados com este estudo". "Embora desenvolver um sistema imunitário forte nas fases iniciais da vida possa reduzir o risco, não há nada que possa ser feito, atualmente, para impedir a leucemia infantil."

Nota: Este artigo foi escrito com base no texto do site português DN. O Saúde com Ciência achou importante registrar um comentário que foi feito no jornal, pelo leitor,

Ele diz: 
"Talvez a informação mais relevante aqui implícita, é que o câncer[a leucemia infantil] pode ser causada por infecções. O sistema imunitário pode responder às infeções durante algum tempo, mas, mais tarde ou mais cedo, acaba por baquear. Temos assim, que o mais adequado para combater o câncer (e outras doenças crônicas), é prevenir, vacinando contra vários tipos de vírus: herpes (tipo Epstein/Barr, simplex e citomegalovirus), HPV, vírus da Hepatite B e C." [trecho foi adequado ao português brasileiro].

Fontes: DN | Nature

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?