12 Livros de enfermagem que todo enfermeiro deveria ter

Quem escolhe uma carreira na área de saúde sabe (ou deveria saber) que nunca irá parar de estudar. Há várias razões para essa postura, mas as mais importantes são: os avanços na medicina e o fato de seu principal foco de trabalho ser uma pessoa ou um animal. Dessa forma, em várias ações do seu dia a dia, o especialista lidará com um ser vivo na qualidade de paciente, cuja vida pode, muitas vezes, depender especificamente deste profissional.

Portanto, dada a importância da atualização frequente, preparamos uma lista especial com os 12  livros de enfermagem que todo enfermeiro deveria de ter em sua biblioteca de saúde.

Autora: Renata Fraia 


1. Enfermagem em saúde coletiva - teoria e pratica

Autores: natália de cassia horta, marina celly martins ribeiro de souza
Editora: guanabara - 358 páginas

Resumo:

A prática gerencial, assistencial, educativa e investigativa são as várias especificidades deste livro voltado para o enfermeiro da saúde coletiva, sobretudo na aps. A obra contou com a colaboração de professores de várias universidades.

2. Classificação das intervenções de enfermagem (nic)

Autores: gloria m bulechek, joanne c. mccloskey
Editora: artmed, 2014 - 1089 páginas

Resumo:

A obra reúne uma lista completa de intervenções de enfermagem, englobando desde a prática generalista até as áreas de especialidade. Concebida por pesquisadores da universidade de iowa, o livro é considerado uma ferramenta clínica que colabora para a definição e padronização dos conhecimentos para o ensino e a prática de enfermagem, ao mesmo tempo em que informa a natureza da profissão e propicia a correta seleção das intervenções por enfermeiros e estudantes da área.

3. Técnicas bá sicas de enfermagem

Autores: vanda cristina dos santos passos, andrea cristine bressane volpato
Editora: martinari 2008 - 479 páginas

Resumo:

Trata-se de um verdadeiro roteiro de procedimentos de enfermagem destinado a todos os profissionais da área. A intenção é proporcionando um atendimento visando humanização, segurança, economia e conforto. Para cada metodologia de enfermagem foi disposto em um plano sistemático com: nome, definição, objetivo, descrição e observações acerca do procedimento, além do material necessário para a realização do mesmo.

4. A arte de enfermeiro: escola de enfermagem ângelo da fonseca

Autora: ana isabel silva
Editora: imprensa da universidade de coimbra, 2008 - 512 páginas

Resumo:

Este é um livro para os enfermeiros apaixonados pela profissão a tal ponto que desejam saber tudo sobre a profissão que trata do zelo para com o outro, desde seu início até os dias atuais. Nesta obra são abordados toda a evolução histórica da escola de enfermagem ângelo fonseca.

5. Prática de enfermagem

Autora: sandra m. nettina
Editora guanabara koogan, 2007 - 1854 páginas

Resumo:

Obra voltada para os estudantes que desejam conhecer a prática da enfermagem, de maneira objetiva, as questões cruciais. O livro inclui as principais áreas de enfermagem de maneira compacta abordando itens fundamentais como:

  • Histórico de enfermagem;
  • Fatos clínicos e de enfermagem para 250 distúrbios e cirurgias;
  • Diagnósticos de enfermagem;
  • Exames diagnósticos;
  • Tratamento colaborativo;
  • Prescrições;
  • Educação ao paciente e
  • Manutenção da saúde.

De forma concisa, a obra foi ordenada por patologias, elencadas em ordem alfabética, oferecendo resultados críticos para a assistência aos pacientes, com os seguintes alertas: de emergência, em pediatria, gerontológicos, além de orientações na assistência comunitária e intervenções complementares.

6. Procedimentos e intervenções de enfermagem


Autores: patricia potter, anne griffin perry, martha keene elkin
Editora elsevier brasil, 2013 - 816 páginas

Resumo:

O livro foi concebido pelo renomado time de autores do livro “potter fundamentos de enfermagem”. Seu formato prático e condensado, abrange 180 técnicas e capacitações de uso na prática diária nos níveis básicos, intermediários e avançados.

As habilidades apresentadas consistem em: coleta de dados, planejamento, implementação e avaliação, sempre focando em melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes. A cada etapa é apresentada uma justificativa adequada correspondente. Os alertas de segurança ressaltam os riscos incomuns ligados ao próximo passo da competência, ajudando o enfermeiro a planejar, antecipadamente, cada passo das aplicações de enfermagem.

Aos enfermeiros em posição de liderança o livro apresenta duas seções importantes: delegação e colaboração, as quais apontam quando se deve delegar uma ação aos auxiliares de enfermagem inclusive fornecendo uma amostra da documentação dos registros de enfermagem para facilitar a comunicação com os cuidados ao paciente. Por fim, há ainda, algumas condições especiais como indicações para pacientes geriátricos e pediátricos.

7. Fundamentos de enfermagem

Autoras: emília emi kawamoto, julia ikeda fortes
Editora pedagógica e universitária, 1986 - 137 páginas

Resumo:

Nesta obra são apresentados os princípios, os conceitos e as técnicas que compreendem as bases sólidas da prática da enfermagem. E quem já conhece o livro vai se surpreender, já que a nova edição foi atualizada e ampliada e, além disso, o projeto gráfico foi totalmente reestruturado.

Na nova edição foram adicionadas, nas margens, notas para definir termos importantes do texto, facilitando o aprendizado do teor do livro e auxiliando o aluno e o profissional de enfermagem para consultas rápidas.

8. Diagnósticos de enfermagem da nanda - definições e classificação

Autoria: nanda internacional
Editora: artmed, 2008 - 393 páginas

Resumo:

Esta é uma obra voltada para todos os que atuam na área de enfermagem. O livro contém 187 diagnósticos, entre eles 26 são revisados e 15 são novos. As análises seguem a taxonomia nnn da prática de enfermagem e apresentam definição, descrição, fatores e risco e relacionados.

9. Manual de procedimentos para está gio em enfermagem

Autores: sandra regina l. P. Tardelli da silva, marcelo tardelli da silva
Editora: martinari - 350 páginas

Resumo:

Os procedimentos mencionados no livro compreendem as responsabilidades de uma equipe de enfermagem. A finalidade do manual é orientar os procedimentos realizados nos cuidados organizados sistematicamente de modo a apresentar conteúdos teóricos fundamentais para a prática diária, descrevendo os procedimentos e suas finalidades, além dos materiais e tratos necessários para com o paciente.

A obra mostra ao aluno a importância de se organizar para realizar suas ações durante o estágio, com competência profissional, tornando-o um estagiário diferenciado.

10. Diário de enfermagem

Autores: sandra regina silva, marcelo tardelli da silva
Editora: martinari

Resumo:
Um livro essencial tanto para estudantes de enfermagem quanto para os alunos de nível médio que pretendem e graduar na profissão. A finalidade do diário é esclarecer e encaminhar o estudante para a realização do estudo clínico de maneira sistematizada. Além da teoria — importante para a prática do dia a dia — a obra contempla os dados verificados e apurados no paciente em tratamento para que o estudante entenda a importância de planejar suas condutas de maneira profissional.

11. Administração de medicamentos em enfermagem

Autor: klinger fontinele júnior
Editora: ab, 2013 – 162 páginas

Resumo:
Este livro pode interessar não apenas os acadêmicos e profissionais de enfermagem, como também outros estudantes e especialistas em outras áreas de saúde -- como os farmacêuticos que lidam diretamente com medicamentos --, que encontram informações importantes para melhorar sua prática profissional na assistência à saúde. Além da conservação e armazenamento dos medicamentos, a obra enfatiza a administração e a legislação de suporte.

12. Atendimento inovador em saúde

Autor: nisia teles
Editora: doc content, 2016 - 152 páginas

Resumo:

A sinopse deste livro ressalta a frase da autora. Segundo ela, a obra é:

“o resultado de 6 anos respirando o atendimento da área da saúde”. Nisia teles mostra, em linguagem acessível e prática, para os membros das equipes de saúde de clínicas, hospitais, laboratórios e consultórios, a capacidade que elas têm para crescer na profissão e realizar coisas incríveis.

A obra é uma aquisição interessante para as unidades de saúde que desejam resgatar nos funcionários (profissionais da saúde) o amor pelo cuidado humano que todo profissional de saúde já sentiu.
Esperamos que este artigo seja útil para você se planejar pra comprar cada um dos 10 livros de enfermagem indicados. Se você já tem alguns desses livros e quiser contar a sua experiência com eles.

➤➤ Veja outro livro de saúde: "Paciente diabético: cuidados farmacêuticos

Saiba mais sobre meu E-book:




Gostou de ver os 12 Livros de enfermagem que todo enfermeiro deveria ter? Se você é enfermeiro ou outro profissional de saúde, tem algum desses livros? Recomenda algum outro? Conte pra gente nos comentários abaixo!



Comentários