Álcool, "droga" legal e invisível - por Prof. Dr. Guilherme Messas

O principal problema de saúde no Brasil ligado a alguma droga de uso recreativo é o álcool. Há muita discussão sobre drogas ilícitas e sua legalização ou ainda sobre a violência ligada ao tráfico, que são questões importantes, é claro, mas o grande problema de saúde pública é o álcool porque pode ser comprado em qualquer lugar e em toda festa as pessoas bebem.

Por isso, é necessário ter uma política de saúde pública sobre o tema. De acordo com o Prof. Dr. Guilherme Messas*, Psiquiatra especialista em Álcool e Drogas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo:

"Cabe alertar que, quando se fala em álcool, pensa-se geralmente em uma pessoa com algo grave que está desenvolvendo cirrose, não consegue trabalhar e está bebendo o tempo inteiro. Essa é a ponta do iceberg. O grande problema do álcool, porém, não está nessas pessoas que, lamentavelmente sofrem muito, mas são somente uma das partes da questão."

➤➤ LER TAMBÉM: Bebidas alcoólicas elevam risco de câncer

Álcool droga legal e invisível

Ainda segundo ele, o maior problema está no uso do álcool no cotidiano [quando as pessoas bebem todos os dias]. Está presente quando as pessoas bebem e dirigem embriagadas e, por exemplo, atropelam alguém e geram dezenas de problemas em cascata.

O problema está também ao ser responsável por faltas constantes no trabalho, o que leva a não conseguir arcar com as despesas da casa. Esse uso difuso do álcool na sociedade é impactante e não pode ser negligenciado!

➤➤ LER TAMBÉM: Regulamentar Marketing do Álcool pode ajudar a reduzir consumo e seus danos

Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

* Prof. Dr. Guilherme Messas, Psiquiatra especialista em Álcool e Drogas, é Professor e Coordenador do Programa de Duplo Diagnóstico em Álcool e Outras Drogas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Coordenador da Câmara Temática Interdisciplinar sobre Drogas do Conselho Regional de Medicina de São Paulo. Contato: gmessas@gmail.com

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Açúcar Demerara - Benefícios

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?

Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase)