Dermatite Atópica ganha tratamento inovador

Empresas de biotecnologia e gigante farmacêutica desenvolvem novo tratamento com anticorpo monoclonal para dermatite atópica.

Com base nos últimos achados científicos, acredita-se que a interleucina 17C (IL-17C) contribua de forma significativa para o desenvolvimento da dermatite atópica. O composto biológico MOR106 um novo anticorpo monoclonal que poderá tratar a dermatite atópica já mostrou os primeiros sinais positivos de eficácia e segurança em um estudo inicial1,2,3. MOR106 é potencialmente o primeiro tratamento anti-IL-17C para a dermatite atópica.

Dermatite Atópica: o que é?


Dermatite Atópica ganha tratamento inovador

A dermatite atópica é uma doença dermatológica grave caracterizada por eczema, coceira intensa e lesões recorrentes1,4. A enfermidade, ainda carente de alternativas de tratamento, é altamente prevalente, afetando cerca de 14% das crianças e 8% dos adultos no mundo 4. No Brasil, a incidência entre adolescentes chega a 14% 5.

Dermatite Atópica: tratamento inovador


A Novartis firmou um contrato de licença exclusiva com as empresas Galapagos e MorphoSys para o desenvolvimento do MOR1606. O negócio foi concluído com transação de 95 milhões de euros para as empresas de biotecnologia e envolve também pagamentos adicionais, como royalties e comissões mediante o alcance de metas.

Essa iniciativa reafirma a liderança e alto investimento da Novartis em imunodermatologia e reforça o comprometimento da companhia com o desenvolvimento de soluções inovadoras de saúde. Além da MOR106, a Novartis ainda tem em seu pipeline o tratamento oral ZPL389 para a dermatite atópica.

Hoje, a empresa conta com dois tratamentos imunobiológicos para o cuidado de pacientes dermatológicos:  secuquinumabe, para psoríase; omalizumabe, para urticária crônica espontânea (UCE).

Referências
  1. Weidinger S, Beck LA, Bieber T, Kabashima K, Irvine AD. Atopic dermatitis. Nat Rev Dis Primers. 2018 Jun 21;4(1):1.
  2. Guttman-Yassky, Emma  and Krueger, James G. IL-17C: A Unique Epithelial Cytokine with Potential for Targeting across the Spectrum of Atopic Dermatitis and Psoriasis. Journal of Investigative Dermatology (2018) 138, 1467e1469.
  3. Vandeghinste, Nick, Neutralization of IL-17C Reduces Skin Inflammation in Mouse Models of Psoriasis and Atopic Dermatitis, Journal of Investigative Dermatology (2018) 138, 1555e1563.
  4. Silverberg, Jonathan I., Public Health Burden and Epidemiology of Atopic Dermatitis. Dermatol Clin 35 (2017) 283-289.
  5. ASBAI. Guia Prático para o Manejo da Dermatite Atópica – opinião conjunta de especialistas em alergologia da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em: http://www.asbai.org.br/revistas/vol296/art_6_06_guia_pratico.pdf

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Açúcar Demerara - Benefícios

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?

Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase)