Labirintite tem cura? Quais seus sintomas e causas?

Eu, Renata Fraia - farmacêutica, criadora e diretora deste Portal - tive labirintite. Na época, me diziam: É emocional!! Era terrível, quase cheguei a me envergonhar de dizer sobre as tonturas. Mas eu sabia que não era nada disso e explicava a todas elas, que, no fundo, me olhavam desconfiadas. Mas hoje pretendo acabar com esse mito. Na maioria das vezes a labirintite tem cura e na grande maioria das vezes não tem fundo emocional.

O professor titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, José Eduardo Lutaif Dolci, falou sobre o assunto especialmente ao Saúde com Ciência. Confira!

Labirintite tem cura?
Labirintite tem cura?

O que é labirintite e quais os sintomas? 

A labirintite é um processo inflamatório do labirinto associado sintomas como tontura, náuseas, sensação de que tudo em volta está rodando, desequilíbrio e vômitos. Pode acontecer por muitas coisas e não é um único fator que a gera.

Quais são as causas da labirintite?

Há diversas causas da labirintite, começando por doenças do próprio ouvido que podem gerar tontura e perda da audição. Há ainda outras causas, como doenças vasculares, hormonais e metabólicas, principalmente, distúrbios do açúcar, do colesterol e de triglicérides, além de infecções, distúrbios emocionais, traumas e pancadas.

O termo labirintite é então muito amplo. O principal é que, perante algum dos sintomas relatados, seja procurado um profissional da área. Nem sempre o diagnóstico feito para um conhecido (a) ou o remédio prescrito para ele (a) pode ser o mais adequado para você.

Um conceito bem errado - e muito difundido - é que a labirintite não tem cura. Na maioria dos casos, a labirintite tem cura sim, mas, para isso, é necessário, identificar a causa que a gerou.

Fonte: José Eduardo Lutaif Dolci é Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Açúcar Demerara - Benefícios

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes