Como controlar o colesterol de forma natural - 10 dicas infalíveis!

Você sabia que para saber como controlar o colesterol de forma natural é preciso muito mais do que evitar comer comidas gordurosas? O melhor jeito de fazer esse “controle” é conseguir equilibrar os níveis dos tipos de colesterol no sangue, o "bom e o mau", porque em pequenas quantidades (cerca de 300 mg) os dois são muito importantes para o nosso corpo. Vamos juntos descobrir como conseguir esse equilíbrio saudável.

1. Evite consumir gordura saturada

A comida com gordura saturada, como as carnes vermelhas do churrasco (picanha, contrafilé, cupim e linguiça), pele de frango, alimentos embutidos (mortadela, presunto gordo, salsichas, e outros), leite integral, queijos amarelos e gema de ovos possuem muito colesterol.

E o que dizer sobre os deliciosos doces cheios de creme? Sempre temos a impressão de que quanto mais apetitoso, maior a chance de o doce ter muito colesterol ruim. E tal sensação geralmente está correta. A dica é substituirmos por versões magras como leite e iogurte desnatado.

➤➤ LER TAMBÉM: Gordura faz BEM à saúde, diz novo estudo

2. Aposte nos fitoesteróis

Calma, não se assuste com o nome! Os fitoesteróis são substâncias presentes em alguns alimentos e que imitam a ação do hormônio feminino estrógeno. Tais substâncias ajudam a controlar o colesterol de maneira natural por diminuírem a absorção do colesterol ruim e estão escondidas em: nozes (foto), feijão, soja, legumes, e em óleos como o azeite.



3. Consuma ômega 3

O já famoso ômega 3 é capaz de diminuir a concentração de gordura no sangue e também de aumentar a quantidade do colesterol bom (ou HDL) em nosso organismo por vários mecanismos. O ômega 3 é encontrado em peixes como sardinha, salmão, truta e atum, além de alimentos vegetais como linhaça, nozes, rúcula, milho, azeite e óleo de canola. E em alimentos enriquecidos com o nutriente.


Como controlar o colesterol de forma natural
Como controlar o colesterol de forma natural - foto: Engin_Akyurt

4. Pratique exercícios

Esta é uma dica fundamental de como controlar o colesterol de forma natural. Quando fazemos exercícios físicos queimamos a gordura corporal, reduzindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom - principalmente em atividades como a caminhada e a corrida. A atividade física deixa nosso coração mais forte para controlar a pressão, o peso e o colesterol.

5. Consuma mais fibras

Elas são importantes em nossas refeições porque diminuem a absorção de gorduras. Funciona assim: a fibra se liga ao colesterol e leva-o embora com a evacuação, antes que sejam absorvidas pelo corpo. E se pudermos escolher a melhor das fibras, devemos comer mais aveia porque ela diminui 10% do colesterol alto. Além dela, consuma alimentos integrais (farinha, arroz e macarrão integral) e frutas com a casca, como maçã, pera e uva.

6. Beba mais chá

Sabia que a dupla chá verde e chá mate ajudam no controle do colesterol? O primeiro contém flavonoides, que, apesar do nome complicado faz muito bem, pois previnem a inflamação dos nossos vasos sanguíneos que é causada pelo excesso de colesterol. Já o chá mate (3 xícaras por dia) é capaz diminui em cerca de 13% o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, por causa das substâncias que reduzem a absorção do colesterol e atuarem positivamente junto aos sais produzidos pelo fígado.

➤➤ LER TAMBÉM: Chá mate emagrece: a dieta do chá mate

7. Largue o cigarro

O cigarro contém muitas substâncias que aumentam o poder negativo da ação do colesterol, causando inflamações nas artérias (importantes vasos sanguíneos que levam oxigênio e nutrientes a todas as células do corpo) aumentando a chance de elas ficarem entupidas, o que pode levar ao infarto e ao derrame (AVC).



8. Consuma alimentos específicos

Alimentos como alho, berinjela, alcachofra, cenoura, óleo de camelina e os que acabamos de conhecer nas dicas acima, como o azeite e o óleo de canola. Todos são ótimos para controlar o colesterol ruim. Sucos ricos em fibras também ajudam a controlar o colesterol no nosso corpo.

➤➤ LER TAMBÉM:11 Alimentos que baixam o colesterol ruim no sangue

9. Vá ao médico com frequência

Mesmo sem gostar de ir ao médico com frequência, precisamos ir ao cardiologista uma vez ao ano para saber como está o nível de colesterol no corpo e se há alguma veia entupida. Ele pedirá exame de sangue e, se achar que precisamos, também pedirá outros exames, principalmente para pessoas que já têm colesterol alto.

10. Use os medicamentos recomendados

Em alguns casos, fazer apenas as atitudes acima não resolve o problema, ou seja, nem com elas o corpo consegue se livrar do colesterol ruim. Nestes casos será necessário o uso de medicamentos prescritos pelo seu médico, conhecidos como estatinas.

Espero que as dicas de como controlar o colesterol de forma natural sejam muito úteis para que você e sua família consigam controlar o colesterol sanguíneo de forma saudável. Para complementar sua leitura, sugiro a leitura deste outro artigo: 11 Alimentos que baixam o colesterol ruim no sangue.

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Açúcar Demerara - Benefícios

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes