Por que não lavar o frango antes de cozinhar?

Recentemente, o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDCs) recomendou que não devemos lavar o frango antes de cozinhar. Mas você sabe o que os levou à recomendação?



Ou seja, por que não lavar o frango antes de cozinhar? A resposta está abaixo...

Porque não lavar o frango crú
frango crú - foto: Pixabay/RitaE

Por Renata Fraia 

Há algum tempo, eu vi uma matéria que dizia que não se deve lavar o frango porque as bactérias que estão na superfície do frango penetram em sua carne ficando mais difícil destruí-las durante o cozimento.

Na ocasião, achei a informação muito valiosa... oras, na superfície, as bactérias morrerão mais facilmente quando cozinharmos o frango. Aquilo tudo fez muito sentido para mim, afinal, nós não lavamos a carne de boi. 💁

Agora, uma publicação do CDOs me fez desejar fazer uma matéria a respeito. Na verdade, a entidade escreveu em seu twitter: "não lavem o frango crú!"

Por que não lavar o frango crú?

Um estudo realizado pela entidade revelou que, ao lavar a carne de frango antes de cozinhá-la pode fazer com que os microorganismos se espalhem por outros alimentos e utensílios de cozinha.

Em 2014, a Agência de Regulamentação Alimentar do Reino Unido (FSA, na sigla em inglês) também havia advertido que lavar o frango antes do cozimento aumenta o risco de propagação da bactéria campylobacter nas mãos, nas superfícies e utensílios de cozinha e até na roupa, pelas gotas de água que se espalham.

Segundo o CDC, carnes, ovos, leite e outros alimentos também podem conter outras bactérias, como vários tipos de Salmonella, Clostridium perfringens, entre outras — todas relacionadas à intoxicação alimentar.

Por que o leite pode estar contaminado com a bactéria?

O leite pode ser contaminado quando uma vaca tem uma infecção por Campylobacter em seu úbere (as tetas) ou quando o leite é contaminado com esterco.

Outros alimentos, como frutas e legumes, podem ser contaminados pelo contato com o solo contendo fezes de vacas, pássaros ou outros animais. Fezes de animais também podem contaminar lagos e riachos. A pasteurização do leite, a lavagem ou a lavagem de frutas e legumes, e a desinfecção da água potável ajudam a prevenir doenças.¹

O que a bactéria Campylobacter causa?

Esta bactéria é uma das causas mais comuns de intoxicação alimentar e causa:

  • dores abdominais; 
  • febre; 
  • diarreia; 
  • náuseas;
  • vômito.
Em geral, essas intoxicações alimentares passam em alguns dias, mas, às vezes, podem evoluir para hepatite, pancreatite (algo muito grave) e síndrome de Guillain-Barré — doença em que o sistema imunológico atacar os nervos. Certos grupos são mais vulneráveis a essas infecções, como gestantes, crianças menores de cinco anos, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido (incluindo pessoas com doenças auto-imunes e HIV).

➤➤ LER TAMBÉM: Dia Mundial de Higienização das Mãos: o tema será "resistência a antibióticos"

Essa bactéria só é encontrada no frango?

Não. É possível encontrá-la em vegetais crus e leites não pasteurizados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a forma mais eficaz de combater a bactéria é cozinhando muito bem os alimentos, garantindo que seu interior esteja quente.

Agora eu, Renata, vou abrir um parênteses [gentem, não comam a coxinha do churrasco se ela estiver crua perto do osso, volte-a ara um cantinho na churrascqueira 😏].

Frango assado - Porque não lavar o frango crú?
frango assado - foto: Unsplash

O CDC afirma que não há necessidade de pânico em torno da prática que é comum em muitos países, como EUA e o Brasil.
"As pessoas lavam a carne com o intuito de higienizá-la, mas os estudos mostram que o risco de contaminação é maior. Não se deve lavar nem o frango nem outras carnes ou ovos antes de cozinhá-los. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha", diz o órgão.

Comentário Renata Fraia — Saúde com Ciência


Eu sei — e como sei — que uma grande parcela das pessoas que lerão esse texto (se não todas) rsrs, pensarão:
  • Como vou tirar o "cheiro do frango"?
  • Como vou tirar a "gosma" melequenta do frango?
  • Não vou parar de lavar o frango e ponto final.
Esse tipo de pensamento é comum e — acreditem — eu também os tenho. Mas devemos nos adaptar e respeitar os estudos, pois eles são muito sérios. Tudo isso é eliminado com o cozimento. O cheiro, por exemplo, eu resolvo com limão ou vinagre e temperos como alecrim, orégano e mostarda. As preparações com tomate também ajudam muito.

Pense bem, se você não lava a carne vermelha, por que lavaria a de frango? É só uma questão de hábito. Ah! Ao preparar o frango, lave muito bem os utensílios que usou (faca e tábua), bem como as suas mãos e... se estiver com uma ferida nas mãos (ainda que pequena), use luvas! Você não quer que microorganismos entrem direto em sua corrente sanguínea, ou quer? 😑😮




➤➤ LER TAMBÉM: Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), diz que o modo mais eficiente de evitar contaminações é cozinhar bem os alimentos. Entidades de saúde alertam, ainda, para a importância de lavar bem as mãos antes e depois de manipular alimentos, bem como de armazená-los adequadamente. “Cubra o frango e guarde-o na parte inferior da geladeira, para impedir que gotas de seu líquido caiam em outros alimentos, contaminando-os”, orientou a FSA (Agência de Regulamentação Alimentar do Reino Unido).

Referências:

1) CDC (Center for Disease Control and Prevention) <https://www.cdc.gov/campylobacter/>

2) ¹ CDC (Center for Disease Control and Prevention), Perguntas e respostas sobre a Campylobacter <https://www.cdc.gov/campylobacter/>

3) Folha Vitória, 07/05/2019 <https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/05/2019/estudo-mostra-que-nao-se-deve-lavar-frango-antes-de-cozinha-lo-entenda> acesso em 11/05/2019.

4) BBC Brasil, 6 maio 2019 <https://www.bbc.com/portuguese/geral-48125476> acesso em 11/05/2019.

5) Veja, 7 maio 2019 <https://veja.abril.com.br/saude/frango-nao-deve-ser-lavado-antes-do-cozimento-alertam-autoridades> acesso em 11/05/2019.

"Para mim, escrever sobre saúde é necessidade fisiológica. Amo o que faço porque faz parte de mim." (Renata Fraia - farmacêutica e jornalista)

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Açúcar Demerara - Benefícios

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Batata frita, calorias, gorduras e carboidratos desta 'bomba' calórica

O que são Enzimas e para que servem