Dicas para cuidar da saúde no carnaval

Durante o carnaval, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, a começar com a hidratação
O carnaval está chegando! Época de músicas animadas, fantasias criativas e muito brilho. Mas para aproveitar tudo isso (e aguentar a folia nos cinco dias), é preciso cuidar da saúde. Veja dicas para cuidar da saúde no carnaval. Confira!

Beba água

Participar da folia com uma garrafinha de água é fundamental para repor o líquido perdido com o calor e idas ao banheiro, incluindo o fato das pessoas consumirem mais bebidas alcoólicas.

Deve-se, ainda, ter cuidado também com a origem da água, que precisa ser potável e fresca. Em uma hora de folia em ritmo acelerado pode-se perder até 800 calorias, daí a importância da hidratação do corpo. Sucos e frutas tropicais além de hidratarem, têm alto poder energético.

Reponha minerais 

Para variar com a ingestão de água, aposte na água de coco, excelente para hidratar também e repor minerais. Já os repositores hidroeletrolíticos precisam ser recomendados por um médico, farmacêutico ou nutricionista.



Maneire no álcool

O uso do álcool deve ser feito de forma moderada — e sempre com hidratação posterior. Sabia que acima de 3 latinhas de cerveja, 2 doses de whisky ou 2 taças de vinho, a pessoa já pode ter algum sintoma de embriaguez?

Alongamento 

O corpo deve ser alongado antes, durante e depois da folia. O corpo é feito uma máquina, deve ser aquecido e desaquecido. Como são dias sem uma rotina de exercício físico, o alongamento não deve ser desprezado. Para quem já tem algum problema na coluna e articulações, o bom é receber um treinamento de um especialista, como o fisioterapeuta e o educador físico.

Em caso de tonturas ou náuseas, o folião deve ser levado para um ambiente arejado, fazer uma respiração diafragmal, não baixar cabeça e beber água de forma dosada. Se o quadro se agravar, a pessoa deve ser levada para uma emergência médica.

Alimentação

Antes e depois da folia, consuma alimentos leves, mas também pode utilizar carboidratos de maneira moderada — para garantir energia durante a folia. Prefira pães e massas integrais. A nossa região tem carboidratos riquíssimos, como o inhame, macaxeira e o fubá, que, além de fonte de energia, têm fibras para ajudar na digestão.



Confira dicas para uma alimentação saudável para o carnaval


- Não pular as refeições;

- Beber pelo menos 2 litros de água por dia;

- Preferencialmente, utilizar grãos integrais;

- Comer frutas, verduras e legumes;

- Assar e grelhar no lugar da fritar;

- Aumentar o consumo de proteínas e diminuir carboidratos, evitar gorduras saturadas, açúcar, sal, refinados e embutidos.

Lembrar: oleaginosas e frutas secas são fáceis de transportar e devem estar sempre às mãos para comer. Evitar petiscos calóricos como frituras, salgadinhos e porções diversas. Como algumas pessoas abusam na alimentação e bebida nos festejos de carnaval o uso de suco desintoxicantes poderá ser recomendado pelo médico ou nutricionista.

➤➤ LER TAMBÉM: Lanches, receitas saudáveis e leves para o Carnaval

"Para mim, escrever sobre saúde é necessidade fisiológica. Amo o que faço porque faz parte de mim." (Renata Fraia - farmacêutica e jornalista)

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Açúcar Demerara - Benefícios

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Batata frita, calorias, gorduras e carboidratos desta 'bomba' calórica

Beneficios da salsinha e do alecrim