Science: Jogo de Tabuleiro da Morte (Senet) | jogo original

Jogo de Tabuleiro da Morte jogo original
Uma pintura de parede da tumba de 3300 anos da rainha Nefertari mostra ela jogando senet contra um oponente invisível. O PROJETO YORCK / WIKICOMMONS
Os egípcios antigos levavam seus jogos de tabuleiro a sério. O senet, um jogo tipo gamão, começou como um mero passatempo, mas por quase 2 milênios ele evoluiu para um jogo com ligações profundas à vida após a morte, jogado em um tabuleiro que representava o submundo.

Agora, uma versão do jogo em um museu da Califórnia pode revelar quando essa transformação dramática ocorreu. O Senet provavelmente não foi o primeiro jogo de tabuleiro do mundo, mas foi um dos primeiros a se tornar um sucesso. Parece ter aumentado a popularidade em todos os níveis da sociedade egípcia cerca de 5000 anos atrás — e ainda era apreciado pelos egípcios 2500 anos depois.



Como se jogava o jogo da morte (Senet)

A partir de trechos de textos antigos, os egiptólogos suspeitam que o senet foi jogado por dois competidores, cada um com talvez cinco peões que eram colocados em uma grade de 30 quadrados, dispostos em três filas de 10.

Os jogadores jogaram um equivalente antigo de dados de jogo para estabelecer quantos quadrados mova um de seus peões em um determinado turno. Os peões viajaram à direita ao longo da linha superior, depois à esquerda na linha do meio e à direita na linha inferior para alcançar o quadrado de chegada (número 30) no canto inferior direito do tabuleiro.

Os quadrados 26 a 29 foram decorados com símbolos e parecem ter um significado particular — talvez um pouco como o "perder uma vez" ou "rolar um seis" quadrado em alguns tabuleiros modernos. O primeiro jogador a mover todos os cinco peões para o final venceu.

Não há evidências de que senet fosse outra forma de entretenimento no momento de sua invenção. Mas por volta de 4300 anos atrás, a arte da tumba egípcia começou a representar o habitante morto da tumba jogando senet contra amigos e parentes vivos. Textos da época sugerem que o jogo começou a ser visto como um canal pelo qual os mortos podiam se comunicar com os vivos.

No milênio seguinte...

... Os textos egípcios passaram a descrever o jogo como refletindo o movimento da alma através do reino egípcio dos mortos — chamado Duat — e em direção à vida após a morte. E por volta de 3300 anos atrás, o próprio tabuleiro de jogo havia mudado. No lugar de três linhas verticais simples no quadrado 28 dos primeiros quadros do senet, por exemplo, alguns agora tinham três pássaros hieroglíficos que os egípcios usavam para simbolizar a alma. O conselho manteve esse simbolismo por mais 800 anos, até o jogo ficar fora de moda.




Um conselho senet no Museu Egípcio Rosacruz pode mostrar os estágios iniciais desse redesenho. O quadro não possui os hieróglifos que simbolizam a alma, mas o quadrado 27 — que nos painéis anteriores apresentava um X simples — agora carrega um símbolo hieroglífico para a água. Os arqueólogos pensam que isso indica algum tipo de lago ou rio que os egípcios acreditavam que a alma encontrou em sua jornada por Duat.

“Pode ser uma das primeiras vezes que esse aspecto da jornada pela vida após a morte é visualizado no quadro”, diz Walter Crist, um arqueólogo da Universidade de Maastricht que descreve o quadro rosacruz em um novo artigo no Journal of Egyptian Archaeology .

A idade e o contexto arqueológico do conselho rosacruz não são claros - o artefato pode ter sido comprado no mercado de antiguidades no século XIX. Mas ele tem um layout reverso incomum, com o quadrado "start" na parte inferior, onde normalmente fica o quadrado "finish". Crist diz que esse estilo é exclusivo do período do Reino Médio do Egito, entre 4000 e 3700 anos atrás. Dado esse layout incomum, e os símbolos não totalmente religiosos, mas não totalmente seculares nas casas 26 a 29, Crist acredita que o quadro rosacruz tem cerca de 3500 anos.

Os conselhos da Senet podem ter começado a assumir implicações religiosas pelo menos 400 anos antes, segundo textos egípcios antigos. A lenta transformação do conselho secular para o religioso se encaixa com o que sabemos da evolução dos jogos, que tendem a exibir longos períodos de estase e pulsos repentinos de rápidas mudanças, talvez por apenas algumas décadas, diz Jelmer Eerkens, arqueólogo da Universidade da Califórnia, Davis. “Isso é diferente do que esperamos para outros tipos de tecnologias”, diz Eerkens. Os designs de panelas de cozinha, por exemplo, evoluem de forma mais gradual e constante, diz ele.

A pesquisa de Eerkens sugere que o conselho Rosacruz é um achado raro, porque parece narrar essa rápida mudança em estágio avançado. Pode capturar o momento fugaz em que o design do conselho senet começou a trair seu papel como o jogo original da morte.

➤➤ LER TAMBÉM: Jogos que ajudam a usar o raciocínio 

Fonte: Science

"Para mim, escrever sobre saúde é necessidade fisiológica. Amo o que faço porque faz parte de mim." (Renata Fraia — farmacêutica e jornalista)

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Açúcar Demerara - Benefícios

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Batata frita, calorias, gorduras e carboidratos desta 'bomba' calórica

Beneficios da salsinha e do alecrim