Como escolher um curso de pós-graduação em Psicanálise?

curso de pós-graduação em Psicanálise
foto: geralt / Pixabay

Veja motivos para fazer um curso de pós-graduação em psicanálise

Em geral, a maioria dos cursos de pós-graduação em psicanálise são destinados a profissionais com curso superior em quaisquer áreas do conhecimento e interesse em desvendar a mente humana segundo teoria de Sigmund Freud e seus sucessores. Neste artigo, veremos como escolher o seu curso de acordo com suas necessidades. Acompanhe!

Quem pode fazer curso de pós-graduação em Psicanálise?

Além de psicólogos e médicos psiquiatras, médicos graduados em outras áreas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, terapeutas holísticos, enfermeiros que atuam em diferentes serviços de saúde também podem se matricular em um curso de psicanálise.

Motivos para fazer um curso de pós-graduação em psicanálise

Os alunos que buscam um curso de pós-graduação em psicanálise podem encontrar nos cursos:

Autoconhecimento

Compreender a própria mente é a tarefa mais importante para quem estuda psicanálise. Esse aprendizado será levado pelo aluno por toda sua vida — ainda que não exerça a profissão de psicanalista.

Auxiliar outras pessoas

Várias pessoas já são conselheiros natos, escutando e orientando familiares e amigos, colegas de trabalho, comunidades, etc. Para eles, um curso de pós-graduação em psicanálise, dará um aperfeiçoamento prático, mas principalmente conceitual para que possam ajudar outras pessoas com embasamento teórico.

Relacionamento interpessoal

A psicanálise ajuda na compreensão dos sentimentos, comportamentos e emoções das outras pessoas. Tal aprendizado é aplicado largamente e diariamente nos consultórios de psicólogos que seguem qualquer vertente, inclusive a de psicanalista.

Agregar conhecimento na profissão

Muitas pessoas vêm no curso de pós-graduação em psicanálise uma maneira de agregar o aprendizado à sua atuação em outra área profissional — como um odontólogo que lida com pacientes com traumas relacionados a tratamentos dentários anteriores, por exemplo.
Esse é um exemplo clássico, mas advogados, médicos, gestores de pessoas, profissionais de RH, professores e coachings podem se beneficiar de um curso de especialização ou de pós-graduação em psicanálise. Todos esses profissionais podem associar os conhecimentos da Psicanálise à sua área de atuação, enriquecendo-a.

Exercer o conhecimento clinicando

Vários alunos visam trabalhar especificamente com Psicanálise, clinicando em consultório próprio de forma remunerada ou como voluntário, aplicando a Psicanálise em seu dia a dia como profissional da psicologia. Neste caso — fazendo o curso de Psicologia Psicanalítica — e se intitulando como sendo Psicanalista deverá seguir rigorosamente o método psicanalítico em sua abordagem com os pacientes.
Agora veja os tipos de curso em psicanálise e qual (ou quais) atendem ao seu perfil para que você possa encontrar o curso de pós-graduação em Psicanálise ideal para você.

Tipos de cursos de Psicanálise

Especialização em psicanálise

O curso de Especializaçãoem Psicanálise é destinado a quem deseja se aprofundar no assunto e usá-lo na aplicabilidade do dia a dia no atendimento a pacientes e pessoas que desejam adquirir maior conhecimento na área, inclusive para o seu próprio crescimento pessoal e autoconhecimento.

Pós-graduação latu sensu em psicanálise

Voltado para quem quer se profissionalizar em psicanálise e dar aulas para leigos e ter uma grande base para continuar os estudos.

Pós-graduação stricto sensu em psicanálise

Se destina aos alunos vindos de um (ou ambos) dos cursos anteriores e desejam fazer mestrado e doutorado em psicanálise para aplicar seus conhecimentosteóricos e práticos em psicanálise psicanalítica e/ou entrar para o meio acadêmico ministrando cursos de psicanálise e daqueles que estudam a mente humana, bem como dar palestras e criar cursos sobre o assunto.

A importância da Psicologia Psicanalítica para graduados em Psicologia

Muitas pessoas não sabem, mas para ser psicanalista não é preciso ser psicólogo ou médico psiquiatra. Assim, o profissional pode ser graduado em diversas áreas. No entanto, são os psicólogos os que mais se beneficiam dos cursos de psicanálise, pois vêm com uma ótima base dos transtornos mentais e de como funciona a mente humana. 

Os médicos psiquiatras também se beneficiam da Psicologia Psicanalítica, pois se um médico psiquiatra cursar psicanálise, ele, além de tratar dos pacientes, ainda prescreve medicamentos para tratar a saúde mental do indivíduo.

Após ler nosso texto você aprendeu que o curso de psicanálise propicia o autoconhecimento amplo, podendo ser aproveitado por pessoas formadas em diversas áreas, agregando conhecimento para a sua carreira e enriquecendo o currículo. Mas também viu que os maiores beneficiados serão mesmo os psicólogos e os médicos psiquiatras, detentores do saber das questões da mente.

Se interessou em estudar psicanálise? Então, é importante que sua formação seja feita em uma escola capacitada no ramo, para garantir um bom desempenho profissional.

Agora que você já sabe mais sobre cursos de pós-graduação em psicanálise saiba mais sobre o cursode pós-graduação presencial em Psicanálise.

"Para mim, escrever sobre saúde é necessidade fisiológica. Amo o que faço porque faz parte de mim." (Renata Fraia - farmacêutica e jornalista)

Comentários